DataBank´Zoo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Utilização do banco de dados no monitoramento de rebanhos leiteiros!!


A informática vem se tornando, nos últimos tempos, um instrumento valioso de auxílio às atividades agropecuárias. No caso dos rebanhos leiteiros com a tendência atual dos mercados, verifica-se que a cada dia a necessidade premente do uso das modernas técnicas disponíveis para que o produtor brasileiro possa maximizar sua eficiência produtiva tornando-se competitivo. Neste contexto, os sistemas de análises computadorizados vêm atuando eficientemente na atividade, tanto auxiliando o produtor na tomada de desisões, como fornecendo elementos que irão indicar quais os pontos de estrangulamento do setor que necessitam ser esclarecidos pela pesquisa científica. Em geral esses sistemas são delineados para auxiliar o produtor a reduzir riscos em suas decisões, otimizar recursos e para fazer melhor uso das informações disponíveis do sistema para aumentar a eficiência e o rendimento do setor. Ultimamemte, nos países desenvolvidos, os programas visando o aumento da produtividade dos bovinos têm mostrado avanços consideráveis, devido ao controle e uso eficiente das informações zootécnicas dos rebanhos, junto à adoção de metodologias adequadas. Por sua vez, os métodos estatísticos vem sendo aperfeiçoados a cada dia e, tem-se observado que, quando aplicado a um banco de dados confiável, geram resultados que auxiliam sobremodo os programas de seleção, visto que, a medida que se usam corretamente os resultados dessas avaliações é possivel tomar decisões adequadas para o melhoramento genético dos bovinos leiteiros.
No Brasil são bastante preocupantes as estatísticas disponíveis sobre os números da nossa produção leiteira em termos de eficiência e produtividade, sendo evidente a necessidade de um trabalho, intenso e urgente pelas instituições que trabalham nas diversas áreas envolvidas na atividade.

É conhecido que um sério ponto de estrangulamento do setor, e que interfere em qualquer programa de melhoramento, seja genético, sanitário, nutricional, reprodutivo ou de manejo dos rebanhos leiteiros é a ineficiência e qualidade do banco de dados zootécnico disponível, visto que não existe, no Brasil, critérios de padronização e de colheita para os mesmos. Este fato dificulta, e até mesmo torna inviável certas ações ou análises do setor. Um banco de dados nacional bem estruturado e padronizado é um importante suporte para o melhoramento da eficiência da produção de leite.
Assim com o objetivo de auxiliar na busca de soluções, foi implantado em 1989 no Instituto da Zootecnia um programa de monitoramento de rebanhos leiteiros utilizando como instrumento, o sistema computacional de informação DAISY (The Dairy Information System) desenvolvido pela Universidade de Reading- Inglaterra e suportado pelo sistema operacional BOS (Business Operating System). O principal objetivo desse programa era melhorar os coeficientes zootécnicos dos rebanhos leiteiros, como reflexo das ações empregadas no monitoramento efetivo dos mesmos, baseando-se no controle sistematizado de dados relativos à saúde, fertilidade, produção de leite, alimentação, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário