A Tecnologia em Banco de Dados é um curso de ensino superior reconhecido como graduação pelo MEC, diferente dos cursos técnicos.
Atualmente, a tendência é que os serviços em tecnologia sejam cada vez mais requisitados, o que leva àos serviços desta área ficarem cada vez mais específicos e críticos. A função do técnico em banco de dados é muito antiga e complexa, sendo restrita a alguns analistas de sistema que aspiram pelo alto desempenho na informática, embora seja uma profissão mais difundida há alguns anos.
O TERMO DBA - Administrador de banco de dados
O termo "DBA" significa "DATABASE ADMINISTRATOR", em inglês sigla que traduzida, literalmente, designa o capacitado pela licenciatura de administrar banco de dados onde estão armazenadas informações. O profissional que atua nesta área pode receber outras nomenclaturas variando pelo grau de conhecimento e tempo na área. Alguns são:
- DBA JR: os profissionais assim resignados, têm em média dois anos de experiencia com banco de dados.
- DBA PLENO: naturalmente, colaboradores com essa denominação possuem em média de dois a cinco anos de experiência em banco de dados.
- DBA SR.(SENIOR): profissionais com mais de cinco anos de experiência, geralmente são consultores e atuam de forma independente em empresas próprias e ou em consultorias.
- RACDBA: nomenclatura utilizada por profissionais que trabalham em ambientes clusterizados, que significa : CLUSTER DATABASE ADMINISTRATOR.
- RACHADBA: outra nomenclatura utilizada por profissionais que também trabalham em ambientes clusterizados, porém, com uma pequena diferença: são responsáveis por montar clusters de backup ou sites de backup, dependendo da configuração do site primário.
Responsabilidades do profissional
O DBA tem muitas responsabilidades, e muitas delas são de vital importância para a continuação dos serviços qualquer que seja a empresa. As responsabilidades do DBA podem aumentar ou diminuir dependendo da empresa em que o mesmo atua, porém algumas são obrigatórias, são elas:
- Evitar a corrupção de dados.
- Evitar parada do banco de dados.
- Criar e administrar backups do banco de dados e do Sistema operacional, dependendo do tipo de backup.
- Evitar corrupções de backup.
- Responsável pela segurança dos dados.
- Analisar e evitar problemas de Performance, que sejam causadas por hardware, consultas SQL mal escritas e ou problemas com topologia de rede.
- Calcular a expansão do ambiente(HARDWARE + STORAGE) e evitar desuso indevido por parte das aplicações no banco de dados que oneram recursos no sistema de armazenamento.
- Aplicar atualizações no banco de dados.
- Modelar o banco de dados.
- Modelar o fluxo de trabalho das rotinas geradas no banco pelas aplicações (fluxuograma de trabalho).
- Migração de ambientes operacionais , tipo: versões de software de banco de dados e ou arquitetura do ambiente de hardware.
Capacidades profissionais
Ser DBA depende de conhecimentos específicos. Alguns dos conhecimentos necessários correspondem a:
- SQL (cuja sintaxe e funcionamento possui características específicas entre sistemas de bancos de dados diferentes);
- SHELL SCRIPT (para criação de procedimentos no sistema operacional de automatização das operações do banco de dados onde a intervenção no sistema operacional seja necessária);
- UML (para determinar o desenho do banco de dados);
- TOPOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES (para identificar problemas e dimensionar a capacidade de carga do ambiente do banco de dados);
- SISTEMAS OPERACIONAIS (imprescindível, pois as variações entre os diversos sistemas operacionais influenciam diretamente no funcionamento dos sistemas de banco de dados);
- HARDWARE (incluindo sistemas de STORAGE, para permitir a análise e distribuição do sistema no ambiente computacional). Conhecimentos de Inglês, pois a maioria da documentação importante está nessa língua.
Tendências atuais
Com o crescimento das empresas e de seus ambientes operacionais, a perda de serviço vem se tornando mais uma preocupação para os Diretores de T.I. e a retenção de profissionais com essas competências, pois ao formar um profissional com essas características, a "tarefa" não é fácil, e se torna questão de sobrevivência da empresa com o advento da informática como principal agente dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário