DataBank´Zoo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tecnologia OLAP


Para termos um entendimento melhor sobre o que estarei falando, coloco a seguir algumas definições que envolvem este assunto:

Business Intelligence

  • é um processo de coleta, transformação, análise e distribuição de dados para melhorar a decisão de negócios;

  • sua infra-estrutura tecnológica é composta de data warehouses ou data marts, ferramentas OLAP, EIS, data mining, consultas e relatórios e software de visualização dos dados;

  • os bancos de dados são a infra-estrutura básica de qualquer sistema de business intelligence. São neles que vão estar armazenados os dados que serão transformados em informações competitivas.

    Hoje OLAP é um dos muitos componentes do Framework de Business Intelligence, assim como outras tecnologias de Suporte à Decisão, tais como: visualização de dados, data mining, data warehousing. Alguns fornecedores têm feito o esforço de incluir na sua linha de produtos estas tecnologias de suporte à decisão, outros fornecedores optaram por um produto aberto formando parcerias com fornecedores de produtos complementares.

    Muitas outras tecnologias de suporte à decisão devem se integrar com a tecnologia OLAP, incluindo pacotes de análise estatística, sistemas de informações geográficas (GIS), e ferramentas de visualização de dados.

    A maioria de vendedores de servidores OLAP oferecem add-ins para planilha eletrônica como opção de front-end, possibilitando, com isto, apresentar dados multidimensionais via planilha eletrônica. A principal vantagem desta abordagem é que ela combina a exibição flexível, a força em formatação e os cálculos para fins específicos das planilhas com o gerenciamento de dados, cálculos e performance da tecnologia de banco de dados multidimensionais. Os fornecedores de servidores OLAP só precisam produzir diferentes versões de seus add-ins para cada nova versão da planilha.



Fonte: www.batebayte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário