DataBank´Zoo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estrutura do modelo relacional!!!


O que é, como se constrói e como se utiliza este simples mas potente modelo relacional de dados.!



Trata-se de um modelo bastante potente e ao mesmo tempo bastante simples, que não representa problemas. O elemento principal deste modelo é a relação. Por tanto, podemos dizer que um banco de dados relacional está composto por um conjunto de relações.



Relação:


A relação se representa mediante uma tabela, esta tabela representa ao que no modelo entidade-relação chamávamos entidade. Esta tabela contém os atributos (colunas) e as tuplas (filas).


  • Atributo: trata-se de cada uma das colunas da tabela. Vêem definidas por um nome e podem conter um conjunto de valores.

  • Tupla: trata-se de cada uma das filas da tabela. É importante assinalar que não se podem ter tuplas duplicadas em uma tabela.

Domínios:


O domínio dentro da estrutura do modelo relacional é o conjunto de valores que pode tomar um atributo. Existem dois tipos de domínios:



  • domínios generais: são aqueles que estão compreendidos entre um máximo e um mínimo.

  • domínios restringidos: são os que pertencem a um conjunto de valores específicos.

Chaves:


Cada tupla de uma tabela tem que estar associada a uma chave única que permita identifica-la. Uma chave pode estar composta por um ou mais atributos. Uma chave tem que ser única dentro de sua tabela e não se pode descartar nenhum atributo da mesma para identificar uma fila. Existem dois tipos de chaves:



  • Chave primária (Primary Key): é o valor ou conjunto de valores que identificam uma fila dentro de uma tabela. Nunca pode ser NULL. Um exemplo claro de chave primária seria o RG, que é único para cada pessoa e não pode ser NULL.

  • Chave alheia (Foreign Key): é o valor ou valores de uma tabela que corresponde com o valor de uma chave primária em outra tabela. Esta chave é a que representa as relações entre as tabelas.


Vistas:


Trata-se de uma tabela fictícia, a qual mostra atributos de outras tabelas relacionadas. Desta forma obtemos os dados que nos interessam de uma ou várias tabelas. É importante assinalar que não se podem realizar operações sobre vistas.








http://www.criarweb.com/artigos/estrutura-modelo-relacional.html

Um comentário:

  1. Parabéns pelo edu-blog!

    Certamente vou indicá-lo em próximas disciplinas semelhantes..

    Bons Caminhos!!!

    R

    ResponderExcluir